aprenda a fazer um rack em MDF

Neste post vou mostrar como o nosso rack foi feito

você vai precisar de

chapas de mdf

duas dobradiças

trava de sistema click

parafusos

e utensílios para pintura

Usamos madeira em MDF de 22 mm encomendadas ja nas medidas exatas foi utilizado uma chapa e sobrou madeira.

chapa de mdf cru média de 150,00

rack 1

As medidas são largura 1,75 mt altura 0,63 cm e profundidade 0,45 cm

rack 2

a montagem foi feita com parafusos para fixar as peças

rack 3

o MDF foi encomendado na cor crua apos a montagem pintamos com tinta esmalte na cor Costa do Pacífico, ref. 18BG 47/282, da Coral média de R$ 68,02 o galão de 3,2 litros.

a pintura é fundamental para ter o bom acabamento e utilizar um bom rolo de pintura que não largue plumas.

depois de pronto ficou assim:

rack

09-casal-gaucho-fez-do-edredom-ao-forno-de-pizza-para-terminar-a-casa

Se você quer um projeto exclusivo para sua casa, fale com o arquiteto Rodrigo Tomasini          tomasini.ro@gmail.com

 

Segue as medidas de todas as peças utilizadas neste rack:

as madeiras são de mdf cru de 22mm e foram pintadas mas você pode escolher ja na cor que quiser e apenas montar pintamos por que não tinha a cor que queríamos.

2 pçs de 1,75 mt x 45 cm parte de cima e parte de baixo

2 pçs de 55 cm x 45 cm laterais

3 pçs de 26,2 cm x 42,7 cm divisória do meio

1 pçs de 1 mt x 42,7 cm prateleira do meio

1 pçs de 49,8 cm x 55 cm porta

2 pçs de 1,6 mt x 5 cm base pés

2 pçs de 35 cm x 5 cm base pés

26 Replies to “aprenda a fazer um rack em MDF”

  1. Achei lindo! E olhando, até parece fácil! rs…
    A escolha da cor foi fundamental!
    Parabéns!!

    Ah, se puder, posta os tamanhos de cada peça! 🙂
    obrigada!

  2. Gente, parabéns! Projeto incrível, adorei mesmo. Já faz um tempo que venho pensando em fazer meu móveis, tem uma madeireira na esquina da minha rua e eu sempre ficava pensando em comprar MDF para tentar fazer meu móveis….Sem dúvida esse projeto de vocês foi o meu incentivo! Se não for pedir muito, gostaria de pedir um favor, teria como disponibilizar as outras medidas, das prateleiras e da portinha, etc? Muito obrgada e mais uma vez, parabéns!

  3. Eu sou assinante da revista Minha Casa, e li hoje a matéria de vcs. Eu AMEI a casa os projetos, vcs foram incríveis e esse blog tem tudo para bombar!!!

  4. Olá, pessoal! Eu vi a matéria de vocês na Casa Abril e virei fã, de verdade!
    Estou numa situação semelhante, dinheiro bem apertado pra decoração, mas sem querer abrir mão dela e vocês me inspiraram muito. Quanto ao rack, queria saber… Pra encomendar vocês deram para a marcenaria os tamanhos exatos de cada uma das peças ou eles calcularam junto com vocês, de acordo com o projeto?
    Porque o meu medo é que sou péssima para esse cálculo de dimensões.
    Um abraço!

    1. Ola Rafaela, nos medimos o tamanho que queríamos e o meu cunhado projetou no scketchup todo o rack, todas as partes tem que ser solicitada a empresa ou ao marceneiro que for recortar, a partir dai encomendamos em uma empresa que vende as chapas recortadas ja no tamanho solicitado, apos fizemos a montagem.

      Segue as medidas de todas as peças utilizadas neste rack:

      as madeiras são de mdf cru de 22mm e foram pintadas mas você pode escolher ja na cor que quiser e apenas montar pintamos por que não tinha a cor que queríamos.

      2 pçs de 1,75 mt x 45 cm parte de cima e parte de baixo

      2 pçs de 55 cm x 45 cm laterais

      3 pçs de 26,2 cm x 42,7 cm divisória do meio

      1 pçs de 1 mt x 42,7 cm prateleira do meio

      1 pçs de 49,8 cm x 55 cm porta

      2 pçs de 1,6 mt x 5 cm base pés

      2 pçs de 35 cm x 5 cm base pés

  5. Parabéns pelo trabalho, li a matéria da revista Minha Casa onde vocês fizeram o mobiliário da sua casa e amei. Já até pedi para meu marido fazer também.

  6. Oi Camila e Rafael! Eu fiquei encantada com a casa de vocês, e com a determinação de vocês em fazerem tudo. Eu também quero fazer meu móveis, na verdade eu fiz alguns pro meu quarto mas ficaram bem básicos, e a matéria da revista me deixou super inspirada e também convenceu meu noivo, que estava bem cético sabe?! rsrs
    Quando li na revista desse mês que vocês fizeram um blog eu nem acreditei! =)
    Vocês podem me tirar algumas dúvidas com esse projeto do rack? Estou mandando meu projeto pra madeireira cortar mas fiquei com dúvida na montagem
    Vocês fixaram as chapas só com os parafusos ou usaram cola também?
    Como vocês calcularam a quantidade dos parafusos e onde parafusá-los para suportar o peso do rack?
    E como vocês fixaram os parafusos sem deixá-los aparente?
    Muuuuuito obrigada e desejo muitas felicidades no seu lar maravilhoso!

    1. Oi Samanta, é um prazer poder te ajudar, quanto a montagem na questão do rack nos utilizamos somente parafusos para montagem, depois de pronto usamos massa para madeira ou massa corrida para tampar os furos aparentes e depois damos acabamento com lixa e pintura ficando os furos imperceptíveis, quanto ao fundo do rack foi utilizado pregos para fixar no rack, não é necessário usar parafusos.
      quanto a quantidade de parafusos é bem difícil de ser calculado, mas normalmente eu coloco uns 3 parafusos por lateral que é o que foi utilizado no nosso projeto de rack.
      Também te lembro que você pode usar outros tipos de fixação pra não ficar aparente os furos, como exemplo dobradiças para fixação internas existem de metal e ou plastico, normalmente onde você vai comprar as suas madeiras eles vendem esses materiais de montagem e podem lhe ajudar na escolha.
      Espero ter lhe ajudado
      qual quer duvida nos pergunte.
      Abraço

  7. Olá Rafael e Camila,
    estou adorando seguir o blog e adorei a matéria. Já estou colocando a mão na massa para os meus projetos.
    Quanto a tinta, quantas demãos foram necessárias? Vc deu acabamento com verniz?
    Forte abraço

    1. Ola Vivian, demos umas 5 demãos e sobrou muita tinta não foi aplicado verniz, pois é complicado o tempo de secagem mas acredito que ficaria bonito o rack envernizado. Mas aplicamos somente a tinta mesmo.
      Abraço

  8. Olá Camila e Rafael, parabéns pelo projeto. Gostaria de saber como foi feitos os encaixes das peças do rack, se elas foram parafusadas, coladas ou se teve algum outro tipo de encaixe. Desde já agradeço a voces 😀

  9. Boa tarde Rafael, gostei do seu rack e da cozinha.

    Poderia me tirar uma dúvida? Qual programa vc utilizou para fazer esse projeto e essas imagens?
    Desenhei um rack para mim no SketchUp, mas ele não separa as chapas conforme as imagens que vc mostrou. Apenas o produto pronto.

    Obrigado e parabéns.

  10. Olá Rafael como vai? Entrei no site que você citou lá em cima, onde comprou as peças, só fiquei chateado por eles não enviarem para o RJ, preciso muito pois quero fazer uma cômoda pequena do meu gosto, o tamanho é 110×100 cm, será que você poderia me ajudar a comprar e despachar? Pois preciso de alguém do sul, para me enviar para o RJ, quando você cobraria? Obrigado e forte abraço!

    1. Olá desculpe a demora, vc vai ter que fazer uma busca por mdf no rj pois realmente aqui so remetem para nosso estado, infelizmente é inviavel eu enviar para voce pois eles dão as sobras das madeiras e tal seria um grande volume, mas se vc procurar vai encontrar lojas por ai. abraço

Deixe um comentário

