Aprenda a fazer uma cozinha em mdf

Olá pessoal resolvemos começar a mostrar aos poucos como fizemos a nossa cozinha porque é um processo longo e demorado começamos pelo projeto que foi feito pelo meu cunhado arquiteto muito inteligente, paciente e que soube entender e aplicar o que nós queríamos no projeto. Como vcs poderão ver ele tbm faz parte aqui do blog e já já postara as suas dicas, mas vamos ao que interessa neste post vamos tentar mostrar como montamos nossa cozinha.

Vcs vão precisar de um arquiteto que planeje e desenhe o que vcs desejam fazer no meu caso o meu cunhado como já citei antes, vão precisar achar tbm ai em suas respectivas cidades umas loja que venda coisas para marceneiro.

Depois do projeto feito pelo Rodrigo Tomasini  encomendamos as madeiras na Madelei aqui em Porto Alegre é uma loja especializada em mdf. Este tipo de material tbm pode ser encontrado em lojas como a Leroy Merlin.

As madeiras de mdf foram encomendadas nas medidas exatas e são entregues em casa cortadas como solicitado no projeto.

No caso da Madelei é preciso mandar cada pedacinho separado que eles encaixam no plano de corte deles. Para o posterior corte da chapa.

 

 

certo1

Nesta parte, ficou o microondas, forno elétrico e a geladeira.

As chapas foram utilizadas em madeiras de MDF de 18mm  branco, branco lacca com alto brilho e na cor palissandro.

forno1

barq

Nesta parte do balcão americano foi utilizado madeira MDF laca branca 22mm fixadas em 3 partes como na foto para dar a impressão de ser grossa. O acabamento foi feito com uma fita borda larga para dar a impressão de uma borda unica.

balcão

Parte interna da pia. Que não esta apoiada no chão foram todas fixadas na parede porque o móvel é suspenso do chão 20 cm.

balc

Móvel da parte da lavanderia.

arma2

arma1

Neste armário aéreo, foi utilizado mdf 18mm cor lacca branco, com puxadores de aluminio.

aereo2 aereo1

Quando as madeiras chegam não se assustem parece um pesadelo mas não é de tanto projetar vcs acabam lembrando que cada peça é de um lugar. Mas tbm para facilitar imprimimos do programa que tinha sido projetado cada móvel com as suas medidas separadas de cada pedaço, isso facilitou muito para separar cada peça.

Detalhe da montagem das gavetas da cozinha, e do banco da mesa também que foi feito em mdf de 22mm duplo. E tbm teve o acabamento com fita borda larga para parecer único.

VLUU L200  / Samsung L200?????????????????????????

VLUU L200  / Samsung L200

?????????????????????????pia

projeto de uma gaveta

gavetas 2 gavetas pia 2

Detalhe de como é feita a montagem, o ideal é primeiramente furar e depois parafusar para evitar que o MDF rache.

fita borda e parafuso   armarios forno 2 armarios forno 3

Depois de pronto

_DSC0520_DSC0519  _DSC0529

 

Imagens da broca para dobradiças e dos tipos de dobradiças utilizados. em breve vou mostrar como montei as gavetas.

broca-para-dobradica-starfer-chata-26-mm_MLB-O-3188472467_092012 Imagem_2013030852859_Dobradi%C3%A7a-TOP---Reta-Aberta

 

IMG_20140511_130959 IMG_20140511_130749044 IMG_20140511_130828107

Se você quer um projeto exclusivo para sua casa, fale com o arquiteto Rodrigo Tomasini          tomasini.ro@gmail.com

Anúncios

37 respostas para “Aprenda a fazer uma cozinha em mdf”

  1. Ficou Demais o projeto de vocês!!! Espero que coloquem mais dicas! Agora, em qual empresa encomendaram os móveis. Como foi este primeiro processo passo a passo, estou muito interessada e quero montar minha própria cozinha como vocês!!!

  2. Adorei! E está servindo como ânimo para fazer a cozinha…
    Gostaria de tirar duas dúvidas: como foi feito com as dobradiças das portas? as chapas foram entregues com as esperas prontas ou vocês que as fizeram? Ainda: todas as peças foram montadas com parafusos? obrigada!!!

      1. Ola, as dobradiças são aquelas que vem em todas as portas mesmo as comuns, para furar o mdf e instalar as dobradiças se usa uma broca para dobradiças que é fixada em furadeira comum mesmo. vou postar fotos no link da cozinha.
        Obrigado

  3. Olá Rafael. Sou de Niterói-RJ e estou me inspirando em vocês para fazer os móveis da minha casa. Como vocês a minha grana também está curta.

    Gostaria de saber, se for possível, de quais ferramentas vocês usaram para montar os armários da cozinha e quais e onde compraram as ferragens das portas dos armários dela.

    Tenho outra dúvida. Se eu quiser que o meu armário fique parecido com a Lacca é só pedir em lojas de madeira o MDF em Lacca?

    Você conhece algum site que explique sobre MDF e quais são melhores para cozinha, quarto e sala?

    Abração
    Leonardo Pomponét

    1. Ola Leonardo, as ferramentas que usei foram chaves de fenda, parafusadeira e furadeira que ajudam muito, tem uma ferramenta chamada desfibrilador de borda ou cortador de fita borda que ajuda muito para dar arremate nas fitas bordas das peças em MDF, as ferragens foram compradas junto na loja que vendia as chapas de mdf, são dobradiças e trilhos para portas de correr, quanto a cor laca tem chapas de mdf que ja são feitas em cor laqueada, ou seja vc tem que ver as cores disponíveis em laca e ver quanto vc vai usar da chapa se vai valer a pena gastar mais em uma chapa de lacca. Quanto ao mdf vc pode usar pra qualquer tipo de móvel sem problemas, os meus moveis eu compro a madeira em http://www.madeleinet.com.br
      Abraço qualquer duvida entre em contato.

  4. Parabéns ficou muito bom…. fazia tempo que eu procurava algo assim na net.
    Tem como vocês me disponibilizarem o preojeto? assim eu adapto as minhas necessidade. Pode ser no programa em que ele foi elaborado.
    grato

  5. Boa tarde Rafael, gostei do seu rack e da cozinha.

    Poderia me tirar uma dúvida? Qual programa vc utilizou para fazer esse projeto e essas imagens?
    Desenhei um rack para mim no SketchUp, mas ele não separa as chapas conforme as imagens que vc mostrou. Apenas o produto pronto.

    Foi muito difícil fazer as gavetas?

    Obrigado e parabéns.

    1. Ola Gabriel o programa utilizado foi o sketchup eu gosto de montar peça por peça para ficar fácil mas não fiz nenhum curso, meu cunhado arquiteto que me deu umas dicas e foi ele que projetou td apenas montei e desenhei a parte interna dos moveis. é meio complicado no inicio mas depois que vc aprende fica fácil. as gavetas no meu ver é o mais difícil, pois vc tem que levar em conta o tamanho das corrediças e calcular bem antes de mandar cortar as chapas ja errei algumas vezes hehehehe.
      Abraço

  6. Amigos, parabéns pela iniciativa! Eu sempre quis saber mais sobre móveis planejados, pois estou construindo e sabe como é, não sobra dinheiro para mais nada, então penso em abusar um pouquinho do maridão e iremos fazer os nossos móveis.
    Gostaria de saber como fica preso o móvel na parede, já que ele é suspenso e quais as ferramentas utilizadas e peças como dobradiças, corrediças, parafusos, etc.
    Mostre nos como fazer as gavetas, os tamanhos corretos, por gentileza.
    Deus abençoe vocês!

    1. Ola Vânia, os nossos moveis aéreos foram presos com parafusos e cantoneiras de ferro, infelizmente para lhe explicar seria complicado por isso vou por fotos da parte interna para você entender melhor, a parte de gavetas o meu cunhado que projetou apenas montei os moveis ai você teria que ver com um arquiteto ou marceneiro para projetar mas o que posso lhe dizer é que para as corrediças é utilizado um espaço de 1 cm entre a gaveta e o móvel também vou mostrar na foto.
      Obrigado

  7. Obrigada pela atenção. Vou ficar na espera, mas se possível disponibilize o projeto para dowloading, certamente ajudará bastante a todos que pretendem realizar o sonho dos cômodos finalizados com móveis planejados, mas que não tem condições de contratar profissionais tão caros!

  8. Olá! Gostei muito do projeto de vocês…. porém o arquivo para download está dando erro ao baixar…. será que vocês poderiam disponibilizar novamente os arquivos?
    Obrigado!

  9. Adorei o post!!! Tentei baixar o arquivo 3D da cozinha, mas neste link que vcs informaram não existe o arquivo!! Como consigo o arquivo da cozinha no sktechup? Está no armazém 3D? Obrigada!

  10. Nobre Rafael Vitorio ficou fenomenal seu trabalho, por incrivel que pareça tenho um cozinha praticamente igual esta sua tentei baixar o arquivo da cozinha, mas link o qual disponibilizaram não abre o arquivo, como faço para conseguir o arquivo da cozinha? Se tiver como enviar para mim, fico muito agradecido, email é claudiosm38@gmail.com

    Desde já agradeço,

  11. Bom dia, parabens pelo projeto, gostei muito equeria dar uma olhada no arquivo skp, por gentileza, poderia me encaminhar por email. grato.

  12. Adorei o blog, estão de parabéns. Tentei baixar os arquivos sktechup e estão todos fora do ar, teria como me mandar no email os arquivos? Obrigado

  13. Muito explicativo o post! Parabéns! Sou designer e estou finalizando um e-book sobre como fazer moveis em MDF desde projetar até construir! Abraço!

  14. Olá, muito bacana mesmo o trabalho de vocês, estou com ideia de iniciar um armário de cozinha , mas tenho algumas dúvidas:as madeiras ja vem cortadas nas medidas? como especificar cada peça por peça?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s