Arquivos para o mês de: janeiro, 2014

sketchup-logo

Bom pra quem vai querer se aventurar em montar e projetar qualquer coisa, o grande amigo sem duvida é o sketchup, o link pra download é esse:

http://www.sketchup.com/pt-BR/download

Aqui tem algumas dicas de como utilizar

http://www.sketchup.com/pt-BR/products/sketchup-pro

 

 

Neste post vamos mostrar como foi feito o nosso pergolado.

Utilizamos madeira de eucalipto para fazer a estrutura e vidros de uma antiga vitrine que por sorte tinha as medidas necessárias.

Fizemos a estrutura de madeira toda parafusada com parafusos e buchas bem resistentes, para aguentar o peso do vidro temperado.

para pintura utilizamos Osmocolor

O importante é que você compre madeira seca e de boa qualidade pois ela trabalha muito com o tempo e pode empenar

_DSC0830

_DSC0833

Para fixar os vidros utilizamos perfis de alumínio parafusados nas paredes e na estrutura de madeira, tomem muito cuidado ao trabalhar com vidro, indicamos que você contrate um profissional qualificado para realizar este tipo de serviço, nossa ideia é apenas mostrar como reutilizamos uma antiga vitrine em um pergolado.

 

227828_w640_h640_03122011712

este perfil serve para fazer as emedas, vedação e fixação entre dois vidros, observem que ele vai parafusado na madeira ou perfil de aluminio.

 

images

 

Pcrfil__01741-00

 

perfil U utilizamos para fazer o contorno e estruturar os vidros, a fixação é feita com borrachas próprias para isso, consulte um profissional.

pergolado-parafusando

 

 

 

Não nos responsabilizamos por eventuais acidentes, procure um bom profissional

Neste post vou mostrar como o nosso rack foi feito

você vai precisar de

chapas de mdf

duas dobradiças

trava de sistema click

parafusos

e utensílios para pintura

Usamos madeira em MDF de 22 mm encomendadas ja nas medidas exatas foi utilizado uma chapa e sobrou madeira.

chapa de mdf cru média de 150,00

rack 1

As medidas são largura 1,75 mt altura 0,63 cm e profundidade 0,45 cm

rack 2

a montagem foi feita com parafusos para fixar as peças

rack 3

o MDF foi encomendado na cor crua apos a montagem pintamos com tinta esmalte na cor Costa do Pacífico, ref. 18BG 47/282, da Coral média de R$ 68,02 o galão de 3,2 litros.

a pintura é fundamental para ter o bom acabamento e utilizar um bom rolo de pintura que não largue plumas.

depois de pronto ficou assim:

rack

09-casal-gaucho-fez-do-edredom-ao-forno-de-pizza-para-terminar-a-casa

Se você quer um projeto exclusivo para sua casa, fale com o arquiteto Rodrigo Tomasini          tomasini.ro@gmail.com

 

Segue as medidas de todas as peças utilizadas neste rack:

as madeiras são de mdf cru de 22mm e foram pintadas mas você pode escolher ja na cor que quiser e apenas montar pintamos por que não tinha a cor que queríamos.

2 pçs de 1,75 mt x 45 cm parte de cima e parte de baixo

2 pçs de 55 cm x 45 cm laterais

3 pçs de 26,2 cm x 42,7 cm divisória do meio

1 pçs de 1 mt x 42,7 cm prateleira do meio

1 pçs de 49,8 cm x 55 cm porta

2 pçs de 1,6 mt x 5 cm base pés

2 pçs de 35 cm x 5 cm base pés

Pessoal meu primeiro post no blog, feliz em poder escrever sobre essa casa mais um sonho realizado e claro falar da revista que só veio como a cereja do bolo que faltava nesse projeto que foi construir um lar. Sim, um lar era esse o objetivo. E ficou muito melhor do que nos nossos sonhos.

Quando nos conhecemos eu e o Rafael nos identificamos logo imaginem filhos de pais separados pulando de cidade em cidade e assim consequentemente de casa alugada em casa alugada. Logo foi fácil descobrir o que dois adolescentes com muitos sonhos na cabeça queriam. Demorou quase  9 anos mais enfim conseguimos.

Conseguimos o que sonhávamos desde o inicio um lar onde pudêssemos nos sentir aconchegados. E para isso esse lar deveria ter algumas coisas que eram fundamentais mas que se resumem perfeitamente ao que disse o poeta Carlos Drummond de Andrade no poema Casa Arrumada.

Casa arrumada é assim:

Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma

boa entrada de luz.

Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um
cenário de novela.

Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os
móveis, afofando as almofadas…

Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida…

Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das

prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições
fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.

Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.

Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto…
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.

A que está sempre pronta pros amigos, filhos…
Netos, pros vizinhos…
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca
ou namora a qualquer hora do dia.

Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias…
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela…
E reconhecer nela o seu lugar.

É exatamente assim que me sinto quando penso na minha casa porque assim ela foi pensada para que fosse em primeiro lugar um lar e que esse lar fosse a nossa cara, com o nosso jeito e principalmente que quem entrasse aqui se sentisse bem. Sabe que deu certo heheh o que mais escuto das pessoas que conhecem a minha casa é como é bom aqui, que casa gostosa, que aconchegante….. enfim todos elogios ligados sempre ao bem estar.

Nosso outro objetivo que foi concretizado já na escolha da casa é que fosse um ambiente aberto onde as pessoas pudessem se olhar, interagir, sentar e conversar.  Tudo foi pensado para que ficasse funcional aí é que entra meu irmão arquiteto Rodrigo Tomasini posso dizer que essa casa foi feita a 6 mãos heheheh sem ele nada disso teria sido possível. Foi ele quem projetou tudo, quem mandou fotos de referencias, que deu inúmeras ideias ate que todos chegassem a um consenso o que devo confessar que algumas vezes isso demorava um pouco. O engraçado disso tudo é que nós três passamos a nos conhecer melhor, hj em dia um já sabe mais ou menos como o outro funciona e isso facilita muito o trabalho. Ao longo desses dois anos projetando essa casa aprendemos muitas coisas que vamos procurar aos poucos ir mostrando aqui no blog.

Me sinto realizada em saber que alcançamos os nossos objetivos com esse projeto que foi trabalhoso sim não posso negar mas que o prazer e a satisfação superam as expectativas.

Camila Marconi

http://casa.abril.com.br/materia/casal-gaucho-fez-do-edredom-ao-forno-de-pizza-para-terminar-a-casa

1523227_568034143281887_1350511568_o

Olá pessoal resolvemos começar a mostrar aos poucos como fizemos a nossa cozinha porque é um processo longo e demorado começamos pelo projeto que foi feito pelo meu cunhado arquiteto muito inteligente, paciente e que soube entender e aplicar o que nós queríamos no projeto. Como vcs poderão ver ele tbm faz parte aqui do blog e já já postara as suas dicas, mas vamos ao que interessa neste post vamos tentar mostrar como montamos nossa cozinha.

Vcs vão precisar de um arquiteto que planeje e desenhe o que vcs desejam fazer no meu caso o meu cunhado como já citei antes, vão precisar achar tbm ai em suas respectivas cidades umas loja que venda coisas para marceneiro.

Depois do projeto feito pelo Rodrigo Tomasini  encomendamos as madeiras na Madelei aqui em Porto Alegre é uma loja especializada em mdf. Este tipo de material tbm pode ser encontrado em lojas como a Leroy Merlin.

As madeiras de mdf foram encomendadas nas medidas exatas e são entregues em casa cortadas como solicitado no projeto.

No caso da Madelei é preciso mandar cada pedacinho separado que eles encaixam no plano de corte deles. Para o posterior corte da chapa.

 

 

certo1

Nesta parte, ficou o microondas, forno elétrico e a geladeira.

As chapas foram utilizadas em madeiras de MDF de 18mm  branco, branco lacca com alto brilho e na cor palissandro.

forno1

barq

Nesta parte do balcão americano foi utilizado madeira MDF laca branca 22mm fixadas em 3 partes como na foto para dar a impressão de ser grossa. O acabamento foi feito com uma fita borda larga para dar a impressão de uma borda unica.

balcão

Parte interna da pia. Que não esta apoiada no chão foram todas fixadas na parede porque o móvel é suspenso do chão 20 cm.

balc

Móvel da parte da lavanderia.

arma2

arma1

Neste armário aéreo, foi utilizado mdf 18mm cor lacca branco, com puxadores de aluminio.

aereo2 aereo1

Quando as madeiras chegam não se assustem parece um pesadelo mas não é de tanto projetar vcs acabam lembrando que cada peça é de um lugar. Mas tbm para facilitar imprimimos do programa que tinha sido projetado cada móvel com as suas medidas separadas de cada pedaço, isso facilitou muito para separar cada peça.

Detalhe da montagem das gavetas da cozinha, e do banco da mesa também que foi feito em mdf de 22mm duplo. E tbm teve o acabamento com fita borda larga para parecer único.

VLUU L200  / Samsung L200?????????????????????????

VLUU L200  / Samsung L200

?????????????????????????pia

projeto de uma gaveta

gavetas 2 gavetas pia 2

Detalhe de como é feita a montagem, o ideal é primeiramente furar e depois parafusar para evitar que o MDF rache.

fita borda e parafuso   armarios forno 2 armarios forno 3

Depois de pronto

_DSC0520_DSC0519  _DSC0529

 

Imagens da broca para dobradiças e dos tipos de dobradiças utilizados. em breve vou mostrar como montei as gavetas.

broca-para-dobradica-starfer-chata-26-mm_MLB-O-3188472467_092012 Imagem_2013030852859_Dobradi%C3%A7a-TOP---Reta-Aberta

 

IMG_20140511_130959 IMG_20140511_130749044 IMG_20140511_130828107

Se você quer um projeto exclusivo para sua casa, fale com o arquiteto Rodrigo Tomasini          tomasini.ro@gmail.com