Pia de concreto passo a passo

Olá pessoal

Primeiro post de faça vc mesmo para casa nova 😀

dsc3823.jpg

Na função de tentar economizar ao máximo já que de novo temos o orçamento apertado… vc que nos acompanha desde a revista sabe disso, não é novidade… para quem não sabe segue link http://casa.abril.com.br/casas-apartamentos/casal-gaucho-fez-do-edredom-ao-forno-de-pizza-para-terminar-a-casa/

Enfim Rodrigo nosso arquiteto sugeriu se o Rafael não topava se arriscar a fazer e depois de muita pesquisa aí está…

Pia de concreto ou pia de cimento queimado estamos ainda pesquisando as diferenças entre uma e outra e fazendo testes. Por isso este post pode ser atualizado de vez em quando conforme a gente for descobrindo novas técnicas vamos passando aqui.

Começamos indo a um marceneiro e pedindo restos de madeira para fazer o molde. O tamanho do molde é definido pelo tamanho da sua pia do seu espaço e principalmente o modelo que vc quer, lembrando de deixar o espaço a mais conforme a largura do mdf do molde. Lá no final do post vou deixar fotos das nossas referencias.18624851_1469809496413029_458411769_n.jpg

Medidas externa 1,62 x 52,0 do molde ( medidas da pia 160×50 cuba interna 60×38)

Valor do molde no marceneiro mdf 18mm custo 80,00

2 sacos de 20kg votomassa ( massa pronta para concreto) custo de 9,90 cada

Ferro 1 barra de vergalhão 4.2 (12 metros) custo 4,99

Arame recozido de 16 (1kg) para fazer as amarrações. Custo de 6,99

Impermeabilizante metalex resina impermeabilizante da marca sherwin williams 39,90

Seguindo o próximo passo é fazer o concreto. Nós usamos massa pronta para concreto, e colocamos uma camada bem fina no fundo do molde para que ficasse com acabamento de cimento queimado polvilhamos o pó do cimento antes do concreto. Na sequencia ainda molhado na mesma hora fizemos as amarrações com ferro e arame por todo o molde. Por mim preparamos o concreto conforme especificações do fabricante e despejamos no molde de mdf. Por fim deixe secar e aguarde o tempo de cura determinado pelo fabricante.

Caso vc deseje colocar a pia direto na parede essa é a hora de colocar as barras de ferro  dentro do molde para futura fixação da pia na parede.

Para desenformar é necessário um pouquinho de paciência.

19141543_1385342958217664_1800352120_n

Agora é caprichar consertando eventuais rachaduras e lixar bastante ate ficar bem lisinha e com efeito desejado. Vc ainda pode passar mais uma camada de “nata” uma mistura feita com concreto que fica na consistência de um mingau para deixar o acabamento ainda mais perfeito. E pode deixar na cor que quiser tbm para isso adicione a mistura aquele pó xadrez ou ainda se quer que fique mais clarinho pó de mármore.

E nós tbm fizemos uma base para colocar dentro da cuba para esconder o ralo.

 

Ainda estamos na parte do lixar, discutindo sobre o impermeabilizante, e fazendo alguns testes. Quando estiver pronta coloco as fotos aqui. Por enquanto esse é o resultado.

 

Boa sorte e segue a gente lá no instagram @voceaprende_decor que sempre tem novidades.

Rafael e Camila 😉

 

Atualizando a vida e o blog construindo uma nova casa.

Olá pessoal

Para quem não sabe este blog foi criado após a matéria da revista minha casa de janeiro de 2014 (tem vários posts falando sobre isso) …de lá para cá muito coisa aconteceu…

Vamos explicar… na época como tivemos muitas e muitas mensagens pedindo ajuda, dicas, projetos etc etc …uma infinidade de coisas e devido a demanda não conseguimos atualizar o blog com a devida frequência. Por isso não conseguimos responder metade das perguntas que recebemos. 😦

Para atualizar vcs e me desculpar profundamente com a maioria que não teve o seu e-mail respondido vou me justificar a seguir.

Para não me estender muito e resumindo bem a história, em fevereiro de 2015 nasceu nossa tão esperada filha Olívia, alguns que me seguem pelo facebook devem ter visto hehehe. Logo após toda a repercussão da revista e a criação do blog eu engravidei e não tivemos mais tempo de pensar em outra coisa se não quartinhos, roupinhas e tudo relacionado a bebê por isso abandonamos o blog e pedimos desculpas.

Agora vem as atualizações

Este ano com a Olívia completando 2 anos percebemos que a casa estava ficando pequena….. E decidimos vender. Simmmmmmmmmmmmm vender a nossa tão querida e amada casa que deu tanto trabalho para ficar pronta. Sim!

Mas foi a melhor decisão que tomamos… tudo se encaixou e aconteceu rápido demais. Com isso a grande noticia é o que me fez vir ate vcs e atualizar o blog….

Vamos começar tudo de novo dessa vez com a construção da casa. E nada mais justo para nos redimir estamos retomando o blog e vamos tentar ser mais precisos com as dicas ate mesmo com vídeos, fotos e explicações mais detalhadas.

Espero dessa vez conseguir responder a todos. E já já vai ter muito post com inspirações e passo a passo do que estamos fazendo para nova casa. E tbm um post só para falar do projeto tudo bem explicadinho e da importância dessa sintonia arquiteto e cliente para que de novo a gente tenha a casa dos sonhos.

Obrigado pelas dezenas de mensagens

Bjus Camila.

Segue uma amostrinha do novo projeto para nova casa…

Projeto do arquiteto Rodrigo Tomasini (claro meu irmão).

 

 

 

A história da nossa casa.

Pessoal meu primeiro post no blog, feliz em poder escrever sobre essa casa mais um sonho realizado e claro falar da revista que só veio como a cereja do bolo que faltava nesse projeto que foi construir um lar. Sim, um lar era esse o objetivo. E ficou muito melhor do que nos nossos sonhos.

Quando nos conhecemos eu e o Rafael nos identificamos logo… imaginem filhos de pais separados pulando de cidade em cidade e assim consequentemente de casa alugada em casa alugada. Logo foi fácil descobrir o que dois adolescentes com muitos sonhos na cabeça queriam. Demorou quase 9 anos mais enfim conseguimos. Nossa casa.

Sonhávamos desde o inicio com um lar onde pudêssemos nos sentir aconchegados. E para isso esse lar deveria ter algumas coisas que eram fundamentais mas que se resumem perfeitamente ao que disse o poeta Carlos Drummond de Andrade no poema Casa Arrumada.

Foi esse mesmo poema com essas mesmas palavras que falo aqui pra vcs que eu respondi o e-mail da revista minha casa quando eles nos procuraram para saber mais da nossa casa e da nossa história, mas isso já é assunto para um outro post…

Casa arrumada é assim:

Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma

boa entrada de luz.

Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um
cenário de novela.

Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os
móveis, afofando as almofadas…

Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida…

Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das

prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições
fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.

Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.

Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto…
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.

A que está sempre pronta pros amigos, filhos…
Netos, pros vizinhos…
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca
ou namora a qualquer hora do dia.

Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias…
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela…
E reconhecer nela o seu lugar.

É exatamente assim que me sinto quando penso na minha casa porque assim ela foi pensada para que fosse em primeiro lugar um lar e que esse lar fosse a nossa cara, com o nosso jeito e principalmente que quem entrasse aqui se sentisse bem. E não é que deu certo heheh

O que mais escuto das pessoas que conhecem a minha casa, é como é bom aqui, que casa gostosa, que aconchegante….. enfim todos elogios ligados sempre ao bem estar.

Nosso outro objetivo que foi concretizado já na escolha da casa é que fosse um ambiente aberto onde as pessoas pudessem se olhar, interagir, sentar e conversar.  Tudo foi pensado para que ficasse funcional aí é que entra meu irmão arquiteto Rodrigo Tomasini posso dizer que essa casa foi feita a 6 mãos heheheh sem ele nada disso teria sido possível. Foi ele quem projetou tudo, quem mandou fotos de referencias, que deu inúmeras ideias ate que todos chegassem a um consenso o que devo confessar que algumas vezes isso demorava um pouco. O engraçado disso tudo é que nós três passamos a nos conhecer melhor, hj em dia um já sabe mais ou menos como o outro funciona e isso facilita muito o trabalho. Ao longo desses dois anos projetando essa casa aprendemos muitas coisas que vamos procurar aos poucos ir mostrando aqui no blog.

Me sinto realizada em saber que alcançamos os nossos objetivos com esse projeto que foi trabalhoso sim, não posso negar, mas que o prazer e a satisfação superaram as expectativas.

bjus ate a próxima

Camila

 

http://casa.abril.com.br/materia/casal-gaucho-fez-do-edredom-ao-forno-de-pizza-para-terminar-a-casa

Link matéria minha casa janeiro/2014

 

Aprenda a fazer um banco em MDF

Neste post vou mostrar como foi feito o nosso banco de MDF 2,5 cm

banco 1banco 2banco 3

 

Foi utilizado mdf branco de 2,5 cm e apos a montagem foi passado fita borda branca de 5cm com  acabamento, a fixação foi feita com parafusos.

VLUU L200  / Samsung L200

Aprenda a construir uma mesa de mdf

Neste post vou mostrar como foi feito a nossa mesa de jantar.

IMG_20140511_130609099_HDR IMG_20140511_130643010 IMG_20140511_130659166mesa1 mesa2

Foram utilizadas chapas de mdf de 2,5 cm em dupla como na foto, apos a montagem foi passado fita borda de largura 5 cm para tapar a junção e dar um efeito de madeira grossa.

na base foi utilizado somente a medeira mdf simples na mesma cor da mesa não sendo necessário ficar dupla.

espero que tenha ajudado

 

Aprenda a fazer um pergolado de madeira com vidro temperado

Neste post vamos mostrar como foi feito o nosso pergolado.

Utilizamos madeira de eucalipto para fazer a estrutura e vidros de uma antiga vitrine que por sorte tinha as medidas necessárias.

Fizemos a estrutura de madeira toda parafusada com parafusos e buchas bem resistentes, para aguentar o peso do vidro temperado.

para pintura utilizamos Osmocolor

O importante é que você compre madeira seca e de boa qualidade pois ela trabalha muito com o tempo e pode empenar

_DSC0830

_DSC0833

Para fixar os vidros utilizamos perfis de alumínio parafusados nas paredes e na estrutura de madeira, tomem muito cuidado ao trabalhar com vidro, indicamos que você contrate um profissional qualificado para realizar este tipo de serviço, nossa ideia é apenas mostrar como reutilizamos uma antiga vitrine em um pergolado.

 

227828_w640_h640_03122011712

este perfil serve para fazer as emedas, vedação e fixação entre dois vidros, observem que ele vai parafusado na madeira ou perfil de aluminio.

 

images

 

Pcrfil__01741-00

 

perfil U utilizamos para fazer o contorno e estruturar os vidros, a fixação é feita com borrachas próprias para isso, consulte um profissional.

pergolado-parafusando

 

 

 

Não nos responsabilizamos por eventuais acidentes, procure um bom profissional

aprenda a fazer um rack em MDF

Neste post vou mostrar como o nosso rack foi feito

você vai precisar de

chapas de mdf

duas dobradiças

trava de sistema click

parafusos

e utensílios para pintura

Usamos madeira em MDF de 22 mm encomendadas ja nas medidas exatas foi utilizado uma chapa e sobrou madeira.

chapa de mdf cru média de 150,00

rack 1

As medidas são largura 1,75 mt altura 0,63 cm e profundidade 0,45 cm

rack 2

a montagem foi feita com parafusos para fixar as peças

rack 3

o MDF foi encomendado na cor crua apos a montagem pintamos com tinta esmalte na cor Costa do Pacífico, ref. 18BG 47/282, da Coral média de R$ 68,02 o galão de 3,2 litros.

a pintura é fundamental para ter o bom acabamento e utilizar um bom rolo de pintura que não largue plumas.

depois de pronto ficou assim:

rack

09-casal-gaucho-fez-do-edredom-ao-forno-de-pizza-para-terminar-a-casa

Se você quer um projeto exclusivo para sua casa, fale com o arquiteto Rodrigo Tomasini          tomasini.ro@gmail.com

 

Segue as medidas de todas as peças utilizadas neste rack:

as madeiras são de mdf cru de 22mm e foram pintadas mas você pode escolher ja na cor que quiser e apenas montar pintamos por que não tinha a cor que queríamos.

2 pçs de 1,75 mt x 45 cm parte de cima e parte de baixo

2 pçs de 55 cm x 45 cm laterais

3 pçs de 26,2 cm x 42,7 cm divisória do meio

1 pçs de 1 mt x 42,7 cm prateleira do meio

1 pçs de 49,8 cm x 55 cm porta

2 pçs de 1,6 mt x 5 cm base pés

2 pçs de 35 cm x 5 cm base pés